A Inteligência do Cristo

Lc 14, 7-14

"Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te coloques no primeiro lugar,…". Em seguida, Jesus explica: "…pois pode ser que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado, e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer: 'Cede-lhe o lugar'…". Aqui vemos que Ele fala de duas pessoas, de dois convidados para a festa. Isto é a chave deste Evangelho.

Jesus está dizendo que temos dentro de nós duas pessoas: a racional e a espiritual. Se colocamos o racional diante de Deus, sentamos no primeiro lugar e corremos o risco de chegar alguém com todo o sentido espiritual e termos de ceder a ele o lugar. Isto porque aquele que é espiritualizado, diante de Deus tem preferência. Deus, ao escolher as pessoas, dirá: cede o lugar para este, ele é do espírito, fala das coisas do espírito.

São Paulo entendeu perfeitamente o que Jesus explicou. Por isso disse: "As pessoas que são do espírito entendem do espírito e as que são da matéria entendem da matéria". Portanto, se entendemos as coisas do espírito, sentamos sempre no último lugar, esperando o comando de Deus, o Seu chamado, atentos às coisas do espírito.

Quando Jesus nos fala: "Ao dares um almoço ou jantar não convides os amigos, nem os irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez, e te retribuam do mesmo modo (e seja esta a tua recompensa). Pelo contrário, quando deres uma festa, chama pobres, aleijados, coxos, cegos…", isto quer dizer que, se estamos na verdade do espírito, não devemos convidar quem nos possa retribuir. É como se Jesus dissesse: Se entenderes o que falo, ao ofereceres uma ceia deves compartilhar o teu alimento com aqueles que não te retribuirão: os coxos, os cegos… Assim praticarás a piedade, viverás o verdadeiro amor. Esta é a ceia da qual Jesus nos fala.

O racional, aquele que senta sempre no primeiro lugar, busca a explicação e o entendimento de tudo pela razão, tem o seu colóquio, a sua intimidade com os homens e não com Deus. Por isso Deus não o conhece.

Portanto, é preciso saber escolher, é preciso saber sentar-se, é necessário procurar entender as coisas do espírito. Aquele que vive no espírito não precisa aparecer diante dos homens, pois seu colóquio é íntimo, é interior, diretamente com Deus. Deus o escuta e sabe tudo que passa no seu coração, o conduz e o salva. Isto é uma ação do espírito que deve ser entendida como aquela oração constante, aquela abnegação, desprendimento, aquelas atitudes santas.

Os santos estão sempre dando banquetes para pobres, aleijados e cegos. Santidade é oferecer aos homens o banquete do espírito e receber de Deus o banquete da salvação.

Maria, Mãe de Deus, foi aquela que deu o maior banquete do mundo, Ela se ofereceu por toda a humanidade, sem esperar que algum de nós a retribuísse.

 

Referência: LOPES, Raymundo. A Inteligência do Cristo: Lc 14, 7-14. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 169.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...