Saber que Existe

Mt 6, 22-34

O Alerta de Jesus

Jesus nos alerta sobre duas coisas em nossa vida: a matéria e o espírito. Ao nos criar, Deus colocou em nós Sua imagem e semelhança. Ao sermos batizados, recebemos do Criador a Luz do Espírito. Pelos sentidos, entendemos o que se passa à nossa volta; pelo espírito, percebemos aquilo que não vemos: "Os olhos da matéria percebem a matéria; os olhos do espírito percebem o espírito." Pela nossa fraqueza no viver, no vai-e-vem da vida material, nossa tendência é crer naquilo que vemos e não crer naquilo que não vemos. Isto é consequência, também, de nosso confinamento na carne e inserção num mundo material. Essa nossa dualidade intrínseca, corpo e espírito, gera em nós um conflito interior durante toda a nossa existência terrena, impondo-nos dura provação: a matéria – mortal – nos atraindo para seus prazeres, efêmeros; enquanto o espírito – imortal – aspira a felicidade eterna ao lado daquele que o criou à Sua imagem e semelhança. Somos por Jesus chamados à vida eterna com Deus, mas para isto é preciso que o espírito se imponha à matéria. Realidade que se faz pela misericórdia de Deus e nosso esforço em consegui-la.

Temos dentro de nós esses dois senhores (crer naquilo que não vemos e crer naquilo que vemos).

Saber que existe

A palavra crer está empregada aqui no sentido de "saber que existe", não no seu sentido religioso. O crer naquilo que vemos e naquilo que não vemos é saber que dentro de cada um de nós existe um senhor que se preocupa com as coisas da matéria, e outro que se preocupa com as coisas do espírito. Esta é a nossa vida terrena.

Vestir-se (soberba)

À primeira vista, pode parecer-nos que Jesus deseja que sejamos desleixados no vestir, ou até mesmo que andemos nus, e ainda que não nos preocupemos com o trabalho, enfim, com a nossa subsistência. "Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. (…) Aprendei dos lírios do campo, como crescem, e não trabalham e nem fiam. (…) Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, não fará Ele muito mais por vós,…?"

Mas é outro o sentido destas palavras de Jesus. Veja o que Ele diz no final: "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." É a primazia do espírito. É o desapego aos bens terrenos, o despir-se de ambição, de vaidade, de orgulho… É o trabalho honesto que procura tão-somente o sustento digno para si e sua família, sem se preocupar em acumular riqueza. Se antes buscarmos a Deus e procurarmos fazer a Sua vontade, teremos a Sua ajuda e proteção e não nos faltará o necessário. Isto é abandonar-se à Providência.

Salomão e o Lírio do Campo

Jesus nos chama a atenção sobre a sabedoria de Salomão. Disse que Salomão, no auge da sua sabedoria, não estava tão vestido como os lírios do campo. Ora, os lírios do campo se vestem? Que linguagem é esta? Vamos entendê-la.

Jesus diz que, mesmo a sabedoria de Salomão, que estava assistida pelo Espírito de Deus, não era pura, não se via tão desprendida das vestes como está o lírio. Este, cuja única função é ser lírio, nasce do lodo, mas mantém-se puro na sua brancura natural. Ele não se veste bonito para se mostrar a todos, tudo aquilo de que se reveste é a vontade específica de Deus.

Se conseguíssemos ser como o lírio, puros, com essa vestimenta da vontade de Deus, seríamos mais sábios que Salomão, seríamos vestidos em espírito, estaríamos completamente ligados ao Reino de Deus.

O conflito interior

Jesus nos fala da preocupação que temos com as coisas da matéria: o comer, o vestir, o ter. O espírito que existe em nós não participa dessa preocupação, pois foi criado para fazer a vontade de Deus.

Uma coisa é o que usamos, vestimos o nosso corpo, outra é "vestir" o espírito. Posso estar bem vestido por fora e maltrapilho em espírito, ou malvestido externamente e bem vestido em espírito. Esta colocação de Jesus é para entendermos o que é ser bem vestido em espírito: não deixar que esses senhores convivam conosco em pé de igualdade; caso contrário, haverá em nós um conflito que não conseguiremos administrar. Este conflito interior é o grande mal da sociedade: pessoas tensas, estressadas, deprimidas, mal-humoradas.

Exemplos

Na Basílica de Lourdes, onde rezo o Terço às terças-feiras, quantos chegam a mim a fim de que eu peça por eles, a Nossa Senhora, coisas supérfluas. Eles não sabem o que pedem, querem trazer para o espírito a veste da matéria.

Estar nu diante de Deus, em espírito, é o que nos leva ao Reino de Deus. Jesus não está falando para sermos maltrapilhos ou pobres. Podemos inclusive ter dinheiro e saber vestir e empregá-lo bem!

Alguns podem achar que o Céu quer que andemos com uma sandalinha de dedo, com calça pega-frango, cheios de terços dependurados no pescoço. Certa ocasião perguntei a Nossa Senhora se queria que eu fizesse isto, Ela respondeu que nunca me pediu isto, e ainda disse: "Continue como está, para que ande dentro da Igreja sendo respeitado".

Nossa Senhora não estaria incoerente com o Evangelho, Ela sabe o que é vestir a matéria e o que é ficar nu em espírito. Ela me pediu para que eu andasse nu em espírito, mas bem vestido na matéria.

Conclusão: Nós criamos a expectativa da presença de Deus, quando começamos a vestir a matéria e desvestir o espírito. Este Evangelho é pura e simplesmente isto.

Vistam-se na matéria e desvistam-se em espírito.

 

Referência: LOPES, Raymundo. Saber que Existe: Mt 6, 22-34. In: LEMBI, Francisco (Org.). O Código Jesus. Belo Horizonte: Magnificat, 2007. p. 83.

ALGUMAS SUGESTÕES DE LEITURA

Profecias

Profecias

Na carta transcrita abaixo e enviada ao Missionário Francisco Lembi, Raymundo Lopes descreve a origem do que se convencionou chamar na Obra Missionária de Profecias. São pequenos registros do que Raymundo ouviu de vozes desconhecidas. “Prezado Francisco, Francamente,...

Pequeninos Especiais

Pequeninos Especiais

No dia 02 de abril de 1993, na Capela do Colégio Monte Calvário, Nossa Senhora revelou a Raymundo Lopes que ele receberia 12 terços provenientes de um país distante. Estes terços trariam os nomes dos Apóstolos e seriam distribuídos de acordo com as instruções d’Ela,...

O Terço da Divina Chama

O Terço da Divina Chama

Nossa Senhora, Santa Teresinha e Catarina Labouré abrem o terceiro dos três Selos que marcam as aparições de Belo Horizonte: o Terço da Divina Chama. Trata-se de uma invocação do Espírito Santo para que não se caia na dispersão, na confusão e na apostasia destes...