Quando percebo o enorme contingente de jovens, criados sob a luz do Evangelho e dos sacramentos, distanciando-se do convívio da Igreja e refugiando-se em outras seitas, sinto uma enorme tristeza. Por causa disso, vocês se tornam, diante de Deus, responsáveis pelo retorno desses jovens ao convívio da família e da Igreja.
19 de setembro de 1995
Versão áudio
Meus queridos filhos,
Quando percebo o enorme contingente de jovens, criados sob a luz do Evangelho e dos sacramentos, distanciando-se do convívio da Igreja e refugiando-se em outras seitas, sinto uma enorme tristeza.
Por causa disso, vocês se tornam, diante de Deus, responsáveis pelo retorno desses jovens ao convívio da família e da Igreja. Deve ser criada a condição necessária para que eles possam abraçar a causa de Cristo.
Eu peço e insisto: examinem as suas consciências, pois na maioria das vezes essa evasão é produto da falta de diálogo entre pais e filhos. Peçam forças a Deus para uma retomada desse diálogo. Façam da Igreja uma extensão da casa paterna, para que sejam bem recebidos e encontrem nela o amor, a dignidade e a sinceridade, e possam, alicerçados nesses valores, fazer deles uma herança às gerações futuras.
Obrigada por terem atendido ao meu chamado.
Referência: LOPES, Raymundo. Façam da Igreja uma extensão da casa paterna. In: LEMBI, Francisco (Org.). Uma voz que fala aos meus ouvidos. 3. ed. Belo Horizonte: Magnificat, 2015. p. 186.