O Espírito Santo é para nós o que nossa alma é para nosso corpo. Sem Ele não há vida. Pelos seus dons, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra.
O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.
Ao recebê-los plenamente, nos tornamos capazes de seguir as inspirações divinas, compreendemos o que devemos fazer, desfrutando-os, trazendo paz aos nossos corações e o entendimento das coisas de Deus.
Segundo os ensinamentos do Catecismo, todos devem receber o Espírito Santo. Depois do Batismo, somos confirmados como membros da Igreja.
“E os que tiverem fé confirmareis na minha Igreja, pela imposição das mãos, e conceder-lhes-ei o dom do Espírito Santo” (Doutrinas e Convênios 33, 15).
Para termos a companhia constante do Espírito Santo é preciso fidelidade e desejo sincero. Para sermos dignos de receber, precisamos nos esforçar para obedecer aos mandamentos de Deus e manter puros nossos pensamentos e ações.